quinta-feira, 9 de abril de 2009

Avaliação da Aula de Língua Portuguesa[08/04]

Chico Buarque é Maráá né?
Sem contar a interpretação de Chico e Nara (Leão).
Apesar dos mesmos apesares na sala de aula, acho que a professora conseguiu com que todos ao menos ouvisem e analisassem o música com olhos de críticos e resenhistas.
Sou suspeita pra falar sobre a escolha da música, pois sem dúvida a miha paixão pela MpB é sensorial.A música toca e eu fico bestificada, meu coração amolece e eu agradeço por ser Brasileira.
Sim, brasileira com letra Maiúscula.Brasileira.
Isso já é uma grande ajuda em uma aula em que analisa-se uma música de um grande compositor.
A aula como sempre foi bem tumultuada pelos mesmos alunos indelicados e infantis de sempre.
Mas eu gostei.Pude aproveitar e compartilhar com a prof° algumas dúvidas textuais.
Bom agora a pior parte:
As gafes sempre sempre sempre cometidas pelos professores do Ensino Estadual.
Bem,já de antemão, eu sei que ainda tenho MUITO o que aprender,mas convenhamos que há coisas que obrigatoriamente temos (devemos) saber.Principalmente quando dá-se aula pra uma sala do 3° ano do Ensino Médio.
1°'Alemões?'
Pleaseeee!
Tudo bem que a voz rouca de Chico muitas vezes confunde-nos em algumas palavras.mas agora:Alemões?
Sem contar que nós(os alunos),não tínhamos em mão a letra da música, enquanto a professora(a do 'alemões')tinha a letra em seu caderno(as maravilhosas apostilhas do governo estadual).
2°A incoerencia e discordo entre os cadernos de aluno e mestre.
A página 33 da apostila de Língua Portuguesa do 3° ano E.M, traz na atividade de numer 3 um resumo do que é concepção das Tiras em Quadrinhos.Teoricamente teríamos que completar as lacunas deste texto com as palavras disponivéis na caixa de texto acima.As palavras em resumo eram quase que totalmente incoerente com o texto.
Sem contar que no caderno do professor as palavras disponiveis para o preenchimento das lacunas era diferente das palavras que tinhamos no caderno do aluno.
3°Atividade 4.
Seria o cumulo do absurdo;se esse cumulo já tivesse sido alcançado.(!)
A Tira em quadrinhos (caderno aluno):
Barata Fliti, de Fernando Gonsales.
No caderno do professor a tira era outra.
Como é que o professor pode auxiliar os alunos , tirar suas duvidas e acima de tudo, como é que um professor que não está contextualizado com o que seu aluno tem em mãos pode então avaliar seu desempenho.Desempenho esse diferente do que ele espera.

Bom mais pra frente em outros post´s comentarei sobre as Aostilas mandadas pelo governo e o trabalho que esta sendo exercido pelo Governo do Estado neste ano.
Porém,deixemos já claro que ao contrário dos 99% doa professores e alunos, eu gostei e aproveia a idéia e esta nova forma de trabalho do governo.Mais afrente explicarei os prós e os contras.
Mas minha posição é favorável ás Apostilas e a esta forma de tratamente para com os professores a aluno.

Ps:A Professora de Matemática e Física(mesma pessoa)sumiu.NInguém sabe sobre o seu paradero.Se alguém de bom coração tiver noticias entre em contato com os alunos desesperados que a aguardam anciosamene apesar de não fazer muita diferença ela na sala(teoricamente explicando a matéria)e ela longe.Não captamos a mensagem em nenhuma das formasEntão deixa pra lá!Meio que irrelevante né?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário